Ações do Voluntariado do Viva Rio engajam centenas de voluntários e beneficiam milhares de pessoas em 2022

Mais de 700 doadores de sangue, 800 livros entregues, 150 mechas de cabelo doadas e 5.064 peças de roupa são alguns dos números do Voluntariado do Viva Rio ao longo deste ano. Com campanhas permanentes e pontuais, o setor mobilizou centenas de voluntários.

O Voluntariado faz parte do Viva Rio desde o início da instituição, em 1993. O setor realiza ações que promovem saúde, cidadania, desenvolvimento social e sustentabilidade, especialmente para populações em situação de pobreza. Também atua em resposta a emergências, como desastres naturais e pandemias.

Cibele Dias, coordenadora do Voluntariado, comemora os bons resultados de 2022 e planeja números ainda mais expressivos para o próximo ano. Segundo ela, o objetivo é engajar cada vez mais os colaboradores do Viva Rio nas atividades. “O objetivo do Voluntariado é envolver os funcionários nas atividades. Somos uma organização social, portanto temos o social na veia. Pretendemos aumentar o número de ações no próximo ano. Vamos voltar com a campanha da taça para o setor que mais doar sangue, tanto na sede do Viva Rio como nas Clínicas da Família”, conta.

Para valorizar os funcionários que participaram das atividades deste ano, o Voluntariado homenageou aqueles que se destacaram. Ágatha Nunes, que trabalha no setor de Arquivo do Viva Rio, foi uma das homenageadas: “Já ajudei na separação de roupas, na organização de doações, também já doei sangue e sempre que puder vou doar. Estou disposta a ajudar as pessoas”.

Ao todo, foram 10 funcionários homenageados: Alzinete Reis, Sergio Santos, Fernanda Mattos, Luiz Carlos, Sylvia Haideé, Hermes Gabriel, Maisa Cruz, Thais Rafaella e Ágatha Nunes. Eles participaram ativamente das ações do Voluntariado, seja na separação de peças de roupa para as campanhas Solidariedade Petrópolis e Inverno Quente ou na doação de mechas de cabelo. Sergio e Fernanda, coroados Rei e Rainha do Viva Rio através de uma votação entre colaboradores, foram escolhidos pelo compromisso com a visão e os valores do Viva Rio.

Jorge Dimitrescu trabalha no Voluntariado e relata que isso o permite ter contato com realidades diferentes e valorizar a empatia. “O trabalho voluntário me ajuda muito como pessoa, pois me coloca em contato com aqueles que vivem em situação muito distinta da minha. O voluntariado indica responsabilidade e sociabilidade, quanto mais damos, mais recebemos”, relata.

Confira, abaixo, algumas das ações promovidas pelo Voluntariado em 2022:

Voluntário por um dia
O Voluntário por um dia foi criado como uma maneira de facilitar o engajamento de voluntários em ações solidárias dinâmicas e rápidas, como recreação e triagem de doações, feitas em um dia estipulado.

Doação de livros
A ação contribui para o acesso da população à cultura. O Voluntariado recebeu 20 caixas de livros, com 800 unidades de diversos títulos, que foram distribuídas nas unidades do projeto Espaço Nova Geração, em Niterói, nos hospitais Oceânico e Albert Schweitzer, além de instituições parceiras.

Salvando Vidas, Gota a Gota
Ao longo do ano, a campanha levou caravanas que totalizaram cerca de 700 doadores de sangue. A campanha acontece de forma ininterrupta com o objetivo de aumentar o estoque de sangue e hemoderivados nos hemocentros do Rio de Janeiro.

Solidariedade Petrópolis
A equipe do Voluntariado trabalhou ativamente na campanha Solidariedade Petrópolis, criada pelo Viva Rio e Academia Pérolas Negras para ajudar a população da cidade, devastada pelas fortes chuvas em fevereiro. Rapidamente foram mobilizadas pessoas, empresas e organizações na doação de roupas, alimentos e quantias em dinheiro.

A Fome Mora ao Lado
Ativa desde julho, a campanha A Fome Mora ao Lado arrecada alimentos não perecíveis para a montagem de cestas básicas. A população pode se mobilizar em sua vizinhança, condomínio, escola, faculdade ou empresa para arrecadar alimentos, que serão distribuídos pelo Voluntariado. A sede do Viva Rio e as clínicas da família Felipe Cardoso e Heitor Beltrão também servem como pontos de coleta.

Inverno Quente
Todo ano, o Voluntariado realiza a campanha Inverno Quente, que arrecada agasalhos e cobertores para pessoas em situação de rua ou moradoras de abrigos. Neste ano, a campanha bateu recorde de arrecadação: foram 5.064 peças de vestuário masculino, feminino e infantil, além de calçados e cobertores (novos e seminovos).

Oficinas de Matemática e de montagem e manutenção de computadores
Voltadas para capacitação profissional, foram promovidas duas oficinas entre setembro e outubro, destinadas a jovens da comunidade do Cantagalo. As atividades foram conduzidas por profissionais que se voluntariaram como instrutores nas duas áreas.

Ações no Outubro Rosa
Foram promovidas ações de conscientização e mobilização em torno do câncer de mama: apresentação do coral da Associação dos Amigos da Mama (Adama) para funcionários da sede do Viva Rio; participação na “Corrida e Caminhada Outubro Rosa”, promovido pela Corre Eventos ; roda de conversa com o tema “Câncer de mama: sorrir ou chorar?; campanha de doação de mechas de cabelo (ao todo 3kg arrecadados) usadas para confecção de perucas.

Criança Feliz, Natal Feliz 
Anualmente, o Voluntariado realiza a campanha, em parceria com shoppings do Rio de Janeiro, para arrecadação de brinquedos, que são doados para crianças de instituições parcerias do Viva Rio.

Para se informar sobre as ações do Voluntariado para 2023 e como participar entre em contato pelo e-mail progvoluntariado@vivario.org.br ou pelos telefones (21) 2555-3785 / (21) 98711-7692 / (21) 99917-2962

Posted in Sem categoria.