Centro Cirúrgico do Hospital Oceânico completa cinco meses com quase mil pacientes operados

Cinco meses após o primeiro paciente operado, o Centro Cirúrgico do Hospital Oceânico Dr. Gilson Cantarino, administrado pelo Viva Rio em Niterói, já acumula números expressivos. Com quase mil pacientes atendidos neste período, tem sido fundamental para a redução da fila de espera na cidade. A abertura do espaço na unidade veio com o avanço da vacinação, a queda dos casos de Covid-19 e o planejamento da prefeitura para que o hospital continuasse a atender a população da cidade.

Referência no combate a Covid-19 durante o auge da pandemia, a unidade passou a integrar a rede municipal de Niterói, com leitos e cirurgias clínicas. Desde 3 de março – quando aconteceu a primeira cirurgia – o hospital vem realizando procedimentos cirúrgicos. De março até julho foram realizados cerca de 1.150 procedimentos, totalizando mais de 800 pacientes atendidos.

O Centro Cirúrgico do Hospital Oceânico foi inaugurado em março de 2022

Iniciado com duas especialidades, cirurgia geral e oncologia, atualmente conta com equipes que se dividem em sete especialidades: urologia, vascular, proctologia, ginecologia, pequenas cirurgias (plásticas reconstrutoras e procedimentos não invasivos), além de geral e oncologia.

De acordo com a diretora do Hospital Oceânico, Gisela Motta, a unidade hoje dispõe de nove equipes médicas se revezando de segunda a sábado.

“Em março fizemos o primeiro mutirão de cirurgias, onde operamos sábado e domingo. A partir de abril, colocamos equipes também aos sábados, para dar mais celeridade no processo e atender mais pacientes”, explicou a diretora, que ressaltou que os procedimentos aos sábados irão continuar até a direção perceber que não há mais necessidade.

Sobre o Centro Cirúrgico 

O centro cirúrgico conta com três salas independentes onde intervenções podem ser realizadas (inclusive simultaneamente, caso precise). Toda a estrutura de exames (laboratoriais e de imagens) que o Oceânico já dispunha, está à disposição da equipe cirúrgica. Parte dos leitos da unidade foram separados e destinados para receber pacientes pré e pós operatórios.

Além disso, o hospital conta com consultórios exclusivos para pacientes que serão operados, onde todo o risco cirúrgico é realizado (inclusive com todos os exames pré-cirúrgicos sendo realizados na unidade).

Posted in Sem categoria.