Viva Rio Eficiente

O objetivo do programa Viva Rio Eficiente é promover a saúde e a inclusão social da Pessoa com Deficiência (PCD). Tendo em mente esse compromisso, desenvolvemos ações no campo da inclusão e qualificação profissional, sensibilização de profissionais de saúde e ações sociais.

As ações do programa visam garantir a autonomia e a inclusão social do PCD, fortalecendo uma visão de sociedade acolhedora da diversidade. Entendemos a deficiência como manifestação da diversidade que caracteriza nosso convívio social, ou seja, trata-se de um traço constitutivo do indivíduo, algo que garante sua singularidade. Assim, cabe à sociedade como um todo promover esforços para acolher e estimular sua composição múltipla, ao mesmo tempo em que busca romper as barreiras econômicas, políticas e culturais que impedem o PCD de ter um papel ativo.

Recrutamento e Seleção Ações Sociais
Selecionamos PCDs para inserção em todos os nossos processos seletivos.

Para além da contratação, estruturamos um processo de acolhimento no qual uma equipe acompanha o funcionário para esclarecer direitos, inibir ações discriminatórias e promover ambientes de trabalho mais inclusivos.

Diante da nossa forte atuação no âmbito da saúde, realizamos treinamentos para profissionais de saúde visando sensibilizá-los sobre a questão da deficiência.

 

Faz parte do programa oferecer cursos de formação básica com o objetivo de qualificar PCDs em técnicas de trabalho, ética, cidadania, comunicação, vivência profissional e inclusão digital.

Desenvolvemos também iniciativas para promover o acolhimento em atividades físicas realizadas nas unidades de saúde.

Juntamente com instituições parceiras, promovemos o acesso de PCDs a eventos como exposições, shows e teatros. Já em parceria com as unidades de saúde dos territórios em que atuamos, identificamos e apoiamos PCDs com necessidades de apoio domiciliares. As intervenções são simples, porém fundamentais para promover a autonomia e resgatar a dignidade dessas pessoas.

 

 

Clique e saiba mais sobre a lei que trata do emprego de PCD no mercado de trabalho.