Doe sangue, salve vidas e ganhe folgas

A cada início de ano, em virtude de viagens de férias e festas de fim de ano, as doações de sangue costumam diminuir. Com isso, o Voluntariado Viva Rio retoma a campanha Salvando vidas gota a gota. A iniciativa, que acontece desde 2010, é uma ação permanente de estímulo à doação de sangue. O trabalho consiste em divulgar a importância do ato, encontrar doadores e levá-los até o local de coleta mais próximo. As doações acontecem em instituições parceiras, como o Hemorio, INCA, Santa Casa, entre outras, e os doadores contam com transporte para levá-los até os hemocentros. “Temos uma van que roda todo o Rio de Janeiro transportando doadores, geralmente do seu local de trabalho, até os pontos de coleta”, explica Jorge Dimitrescu, assistente administrativo do Núcleo de Desenvolvimento Social do Viva Rio, ao qual o Voluntariado pertence. 
 
Em 2023, a van terá saída sempre às quartas-feiras, às 10h, da sede do Viva Rio e para participar basta fazer o agendamento pelo link https://forms.gle/dRhU7rsNrV8j8ru46Contudo, funcionários que atuam fora da sede, assim como grupos de outras instituições, também podem procurar o Voluntariado para agendar saídas de outros locais. 
O Voluntariado ressalta, ainda, que a parceria firmada com o RH em 2022 continua valendo: por lei, todo funcionário tem direito a um dia de folga após doar sangue, mas, desde o ano passado, o Viva Rio está concedendo até duas folgas a mais (uma a cada doação.) Dessa forma, funcionários do Viva Rio podem receber até três folgas no ano, que podem ser acrescidas aos dias de férias.  Ao doar, o funcionário deve guardar o comprovante de doação e combinar o dia da folga com o seu chefe imediato, dentro do período de um ano.
 
O atendimento do Voluntariado funciona de segunda a sexta, das 09h às 18h, no Favela Hub, na sede do Viva Rio. Os canais de contato, inclusive para agendamento de transporte de grupos de doadores, são:

Telefone – (21) 2555-3750/2126-8600 ramal 3314

E-mail – progvoluntariado@vivario.org.br

Posted in Sem categoria.