No Dia Mundial da Doação de Sangue, conheça o trabalho realizado pelo Voluntariado Viva Rio 


Mais de 400 doadores e cerca de 1500 vidas salvas. Esses foram os números da campanha Salvando Vidas Gota a Gota ao final de 2021. A campanha é uma ação permanente de estímulo à doação de sangue, realizada pelo Voluntariado Viva Rio desde 2010. O trabalho consiste em divulgar a importância do ato, encontrar doadores e levá-los até o local de coleta mais próximo. As doações acontecem em instituições parceiras, como o Hemorio, INCA, Santa Casa, entre outras, e os doadores contam com transporte para levá-los até os hemocentros. “Temos uma van que roda todo o Rio de Janeiro transportando doadores, geralmente do seu local de trabalho, até os pontos de coleta”, explica Jorge Dimitrescu, assistente administrativo do Núcleo de Desenvolvimento Social do Viva Rio, ao qual o Voluntariado pertence.

Desde sua criação, a campanha busca doadores dentro e fora do Viva Rio e funcionários de empresas como Furnas, Eletrobras, Metrô Rio e Coca-Cola já participaram. Para aderir à campanha, basta reunir, no mínimo, sete pessoas e entrar em contato com o Voluntariado para agendar a data e o transporte. No Viva Rio, Jorge explica que a maioria dos doadores é das unidades de saúde administradas pela instituição. Em 2021, por exemplo, a Clínica da Família Nilda Campos de Lima, da área programática 3.1, colaborou com a campanha com mais de 40 doadores.

Colaboradora da CF Nilda Campos de Lima

Este ano, as ações do Voluntariado já reuniram 287 doadores, somando aqueles que utilizaram o serviço de transporte e aqueles que participaram do evento de doação na sede do Viva Rio, realizado em março. Em parceria com o Hemorio, a campanha do Voluntariado também conta com um calendário de coletas de sangue na sede e em hospitais administrados pelo Viva Rio. A próxima coleta na sede acontecerá no dia 20 de julho e o objetivo é mobilizar moradores do entorno e funcionários, especialmente. Para isso, às vésperas do Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, em parceria com o setor de Gestão de Pessoas, o Voluntariado lançou a campanha “Doe sangue e ganhe até 03 folgas no ano”.

Por lei, todo funcionário tem direito a um dia de folga após doar sangue, benefício que deve ser desfrutado dentro do período de um ano. Como estímulo, o Viva Rio está concedendo até duas folgas a mais (uma a cada doação.) Segundo a Gerente de Gestão de Pessoas do Viva Rio, Carolina Zattar, conceder as folgas para doadores é apenas um incentivo a mais da organização, que sabe a importância do gesto: “As campanhas de doação de sangue do Voluntariado fazem parte da história do Viva Rio, os colaboradores sempre são incentivados a doar e a adesão costuma ser boa. No entanto, hoje, nossa principal atuação é na saúde, inclusive fazendo a gestão de unidades hospitalares, e mais do que nunca sabemos a importância de melhorar os níveis dos bancos de sangue. A ideia das folgas surgiu para somar com o trabalho do Voluntariado e dos hemocentros”, explicou Carolina.

Ao doar, o funcionário deve guardar o comprovante de doação e combinar o dia da folga com o seu chefe imediato, dentro do período de um ano. O número de folgas poderá ser acrescido aos dias de férias. A recepcionista da sede do Viva Rio, Tatiana Regis, realizou a sua primeira doação em 2022 e pretende doar novamente no dia 20 de julho. “Meu filho ficou internado neste ano, ele sempre teve o sonho de ser doador, e no quarto onde ele estava tinham algumas pessoas precisando de sangue. Após a sua recuperação, me senti motivada a doar, aproveitei o evento de março na sede e realizei a vontade do meu filho. Pretendo continuar doando e a questão das folgas é um atrativo”, afirma a recepcionista.

Cartaz da campanha

O atendimento do Voluntariado funciona de segunda a sexta, das 09h às 18h, no Favela Hub, na sede do Viva Rio. Os canais de contato, inclusive para agendamento de transporte de grupos de doadores, são:

Telefone – (21) 2555-3750/2126-8600 ramal 3314

E-mail – progvoluntariado@vivario.org.br

 

 

Posted in Sem categoria.