Segurança e Saúde do Trabalhador

A promoção da segurança e a saúde podem ocorrer através de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores. Os setores de Segurança do Trabalho e Medicina do Ocupacional, no Viva Rio, contam com Engenheiros de Segurança do Trabalho, Técnicos em Segurança do Trabalho, Médicos do Trabalho, Enfermeiros do Trabalho e Técnicos em Enfermagem que atendem todos os empreendimentos da organização. Estes profissionais têm como principal atividade a identificação dos riscos no ambiente de trabalho, propor medidas preventivas e monitorar o ambiente de trabalho e o biológico da saúde do trabalhador.

A Segurança do Trabalho e a Medicina Ocupacional juntamente com a Comissão Interna de Prevenção de Acidente (CIPA), que é formada por representantes dos empregados e representantes do empregador, fazem trabalho juntos visando propor medidas para a proteção dos trabalhadores.

O que é um ambiente de trabalho e quais os seus risco ambientais?

O ambiente de trabalho é o local onde o homem realiza a prestação de serviço, desenvolvendo atividade profissional em favor de uma atividade econômica. Consideram-se riscos ambientais, tudo que tem potencial para gerar acidentes ou doenças no trabalho, em função de sua natureza, concentração, intensidade e tempo de exposição.

Os riscos dividem-se em

  • Riscos biológicos: são micro-organismos presentes no ambiente de trabalho, tais como as bactérias, os fungos, os vírus, entre outros.
  • Riscos físicos: são representados pelas condições físicas, tais como vibrações, radiações, ruído, calor e frio, que podem causar danos à saúde.
  • Riscos químicos: os agentes químicos são produtos que podem penetrar no organismo. Quando absorvidos, produzem na grande maioria dos casos, reações diversas, dependendo da natureza, da quantidade e da forma da exposição à substância.
  • Riscos ergonômicos: são conhecimentos fundamentais ao planejamento de tarefas, postos e ambiente de trabalho, ferramentas, máquinas e sistema de produção, a fim de que sejam utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficiência.
  • Riscos mecânicos: relacionados a máquinas inadequadas, maquinas e equipamentos mal dispostos, móveis sem boa localização, a ordem e a limpeza, entre outros.

A prevenção dos riscos devem fazer parte da prevenção coletiva, por isso o estudo, desenvolvimento e implantação das medidas deverão obedecer à seguinte sequência hierárquica: 1) medidas que eliminam ou reduzam a utilização ou a formação de agentes prejudiciais à saúde; 2) medidas que previnam a liberação ou disseminação desses agentes no ambiente de trabalho; 3) medidas que reduzam os níveis ou a concentração desses agentes no ambiente de trabalho.

Uma das formar utilizada para diminuir a exposição ao risco é o uso de Equipamento de Proteção, seja coletiva ou individual.

O monitoramento biológico da saúde do trabalhador é realizado através de exames periódicos. Todo trabalhador que apresentar alteração nos exames são acompanhados para identificar se a exposição ocupacional esta sendo prejudicial a sua saúde. A Medicina Ocupacional faz um alerta para a Segurança do Trabalho, caso identifique que um risco ambiental esta prejudicando a saúde de um grupo de trabalhadores. Assim medidas coletivas devem ser geradas para eliminar a exposição, ou se não for possível, diminui - lá até limites que não prejudiquem a saúde do trabalhador.

O Brasil, segundo estatística da Organização Internacional do Trabalho (OIT) é o 5º pais em numero de acidente de trabalho, com um total de 612.632 acidentes e com 2502 mortes causadas por acidente (dados 2015). O que significa dizer que mais de 2500 pessoas saíram para trabalhar e não retornaram para suas casas. Uma das conseqüências dos acidentes graves são as seqüelas que o trabalhador pode levar para o resto de suas vidas.

É muito importante que as lideranças corporativas e os gestores das unidades, também, contribuam em prol do trabalho seguro em todas as atividades. Para que os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais diminuam, é necessário que todos os trabalhadores, incentivados por suas lideranças e gestores, sigam todas as orientações dos setores de Segurança e Medicina do Trabalho, e da CIPA. Para isso, através desta equipe técnica e da sua Comunicação Interna, o Viva Rio realiza palestras e divulgações em todos os seus empreendimentos.