De movimento a empresa social: Viva Rio completa 28 anos

De movimento a empresa social: Viva Rio completa 28 anos

O Viva Rio celebrou, no mês de dezembro de 2021, 28 anos de idade promovendo a cultura da paz e da inclusão social. Começou como movimento em protesto contra o alto índice de violência no Rio de Janeiro no início dos anos 90. Hoje, com mais de nove mil funcionários, é uma empresa social com projetos relevantes em saúde, educação, esporte, cultura e desenvolvimento social.

O primeiro grande ato público foi promovido em 17 de dezembro de 1993: o Rio de Janeiro parou por dois minutos para pedir paz. A ação consolidava o Viva Rio como uma iniciativa social relevante e ativa na cidade. Em sua fundação, contou com representantes da mídia, indústria e do comércio, da cultura e dos esportes, das favelas e dos sindicatos.

Com o tempo, o Viva Rio se transformou em organização sem fins lucrativos, com trabalhos no interior das favelas. Os projetos Casa da Paz em Vigário Geral, a Fábrica de Esperança em Acari, o Balcão de Direitos na Rocinha e na Maré, todos de 1994, deram início a essa atuação. Com a expansão de suas ações, passou a ser uma empresa social, ainda sem fins lucrativos, mas com a eficácia, eficiência e transparência exigidas das empresas líderes no mercado.

Ao longo dessas quase três décadas, o Viva Rio promoveu – e continua a promover – diversas ações sociais, culturais, esportivas e educativas, essencialmente em favelas e áreas conflagradas. Atualmente, também tem um papel relevante na área da saúde, sendo responsável pela administração de Clínicas da Família, Centros Municipais de Saúde, hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), Samu e Centros de Atenção Psicossocial (Caps) no estado do Rio de Janeiro.

Presidente do Viva Rio, Sebastião Santos, e Superintendente Estratégico, Rubem César Fernandes, em festa de comemoração dos 28 anos da instituição – Foto: PH de Noronha
Posted in Sem categoria.