Para celebrar três décadas de existência, o Viva Rio promoveu um seminário com um olhar para o futuro e uma grande festa em celebração ao seu aniversário e homenagem ao Rio de Janeiro.
O seminário “O Rio e o Viva Rio daqui a 10 anos: projeções otimistas por ocasião dos 30 anos do Viva Rio” aconteceu na Casa Firjan, em Botafogo, no dia 12 de dezembro. Contou com a presença de mais de 200 pessoas, entre funcionários, apoiadores, representantes do governo do Estado, da prefeitura e da Polícia Militar, além de líderes comunitários e jornalistas.
No evento foram realizados painéis que discutiram a próxima década no contexto da segurança, saúde e drogas, com a presença de especialistas nos temas. Participaram dos debates personalidades como o o secretário municipal de Saúde Daniel Soranz, o ex-comandante do Bope e COE, René Gonçalves, os jornalistas Flávia Oliveira e Octavio Guedes, o superintendente de Saúde Mental do Rio, Hugo Fagundes, o secretário municipal de Assistência Social do Rio, Adilson Pires, entre outros. Gestores do Viva Rio também participaram dos painéis, sendo o último deles sobre novos projetos da organização para 2024. O objetivo foi refletir e propor ideias inovadoras e criativas. Assista ao vídeo do seminário aqui: https://youtu.be/W0wKxE046Yc?si=K16Qza7R3POPqrN-
No dia seguinte (13) foi o dia celebrar os 30 anos com uma grande festa no Circo Voador, que reuniu mais de mil pessoas. Cantores do funk, do samba e da música haitiana animaram o público, formado por funcionários, apoiadores e amigos do Viva Rio.
A Furacão 2000 foi uma das principais atrações da festa, que também contou com a participação do sambista Gabrielzinho do Irajá, da banda haitiana RARA W, do bloco carnavalesco Loucura Suburbana e da bateria da escola de samba São Clemente. Um concurso de batalha de rima também fez parte da programação.
“Parece que foi ontem que começamos uma aventura que pudesse ajudar o Rio de Janeiro, o Brasil e alguns países do mundo por onde nós passamos. Celebrar 30 anos depois dessa caminhada inteira é um renovar de esperança. O que queremos para o Rio e para o mundo é um pouco de paz, trazer boas energias com o nosso trabalho. Parabéns para todos nós!”, conta, animado, Sebastião Santos, um dos fundadores do Viva Rio e diretor de relações institucionais.
O evento contou com apoio da Furacão 2000, do Circo Voador e das empresas Ticket, IPC, La Banca, Werner e Lecadô, além de colaboradores do Viva Rio e outras empresas parceiras.
Confira fotos do evento (clique para ampliar).