Articulação do Viva Rio promove treinamento para porteiros de unidade de saúde

Os porteiros das unidades de saúde da Área Programática 3.1, que compreende os bairros da Zona Norte do Rio de Janeiro, receberam, nesta semana, um treinamento realizado pela equipe de Articulação do Viva Rio. De 28 a 31 de março, mais de 150 profissionais participaram da capacitação que teve por objetivo trazer novos conhecimentos e ferramentas que ajudem na melhor execução da função.

O treinamento aconteceu na Clínica da Família Paranhos Fontenelle, em Olaria, e nesta sexta-feira (31), foi realizado no auditório da Coordenadoria Geral de Atenção Primária 3.1, na Penha. Os temas abordados foram: Mediação de Conflitos, com o coordenador de Segurança Humana do Viva Rio, Pedro Braum; Diversidade, ministrado por Renato Freitas, coordenador do Viva Rio Eficiente; e Procedimento Operacional Padrão (POP), com as articuladoras sociais Josefa Tavares e Graciane Cristina.

 

Jairo Pereira foi um dos porteiros que recebeu a capacitação. Ele trabalha na Clínica da Família Rodrigo Roig, no Complexo do Alemão. Mesmo de férias, ele compareceu ao treinamento que, segundo ele, agregou muito em seu trabalho. “As palestras foram maravilhosas, esse diálogo com os gestores do Viva Rio é fundamental. Os articuladores estão de parabéns, pois têm nos ajudado a resolver todas as questões que surgem nas unidades. Também tive espaço para dar minha opinião, o que foi ótimo”, conta.

Para Cleide Araújo, articuladora social responsável pela área, o treinamento foi importante para relembrar aos profissionais de seus direitos e deveres, além de ser uma oportunidade de ouvir suas vivências nas unidades. “A ideia do treinamento é repassar (e relembrar) das obrigações que eles têm como cumprir corretamente o horário de trabalho e fazer ronda. Mas também é um espaço de troca, em que nós damos espaço para que eles falem um pouco sobre o que vivem nas unidades”, conta.

A articuladora Josefa Tavares também reforça que a capacitação trouxe um compartilhamento de experiências e opiniões muito positivas. “Assim como a gente leva conhecimento para eles, eles também trazem para nós uma nova perspectiva do trabalho, porque cada unidade tem suas particularidades”.

Josefa palestrou sobre o Procedimento Operacional Padrão (POP). Neste módulo, foi explicado como o funcionário deve se portar no ambiente de trabalho: vestimenta, tratamento que deve ser dado aos usuários, responsabilidades dentro da unidade, direitos e deveres e materiais que devem ser manuseados.

No tópico sobre mediação de conflitos, Pedro Braum, da Segurança Humana do Viva Rio, falou sobre alguns conceitos básicos para facilitar a rotina de trabalho dos porteiros. A importância da mediação, quais os instrumentos dela, o que é o ciclo do conflito, quais as ferramentas da mediação e da comunicação e a facilitação para se chegar a soluções, foram alguns dos temas abordados.

“Esses profissionais são a porta de entrada da unidade, fazem o primeiro contato com o usuário. É muito importante trazer o tema diversidade para que eles saibam tratar adequadamente todas as pessoas. Falei sobre equidade de gênero, etnia, pessoas com deficiência, LGBTQIAPN+, religião, naturalidade e grau de instrução”, conta Renato Freitas, coordenador do Viva Rio Eficiente e membro do comitê de Diversidade.

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